segunda-feira, 1 de junho de 2009

Para começar!

Só para começar,vamos colocar uma das reportagens da série ''Vozes do Clima'' do programa Fantástico!
As metas do Plano Climatico Brasileiro!

A primeira versão do Plano Nacional sobre Mudança do Clima apresentada pelo governo federal trouxe metas voluntárias para a redução do desmatamento no Cerrado, na Amazônia e demais biomas brasileiros. Até 2010, o objetivo é diminuir o desmatamento em 40%, em relação à média registrada entre os anos 1995 e 2005. Depois, até 2017, espera-se obter uma redução de 30% nas derrubadas a cada quatro anos. Tal postura contrasta com as posições apresentadas nos últimos anos pelos dirigentes brasileiros, que apostavam na poluição histórica de países industrializados para jogar nesses quase que toda a responsabilidade por ações voltadas a reduzir a poluição e conter o aquecimento global. Enquanto isso, países em desenvolvimento, como Brasil, China e Índia, não se comprometeriam com metas, apenas teriam medidas voluntárias para reduzir suas emissões.

No entanto, essas mesmas nações em desenvolvimento ocupam posições de destaque no cenário global dos maiores poluidores, pelos níveis alarmantes de desmatamento e desenvolvimento econômico baseado em tecnologias sujas. Logo, elas devem também se unir aos esforços mundiais contra as alterações do clima. No Brasil, o principal tema de casa é conter o desmatamento. E isso depende de medidas como regularização fundiária na Amazônia, zoneamento ecológico-econômico, educação ambiental, fiscalização e políticas públicas que observem os diferentes aspectos econômicos, ambientais e sociais de cada região.

Outras medidas previstas pelo governo incluem crescimento anual de 11% no uso do etanol na matriz energética brasileira, aumento de 20% na co-geração de energia e que em 2015 o país esteja plantando mais árvores do que cortando. O Brasil também deverá reduzir em 10% o consumo de energia elétrica, até 2030, começar a produzir células fotovoltaicas, gerar energia do lixo, estimular a construção de edifícios eficientes e atingir uma taxa de reciclagem de resíduos de 20%, também em 2015. Uma política nacional de resíduos sólidos ainda aguarda aprovação no Congresso.

O plano deverá sofrer revisões constantes já a partir do próximo ano, mantendo seus quatro eixos de atuação: mitigação das emissões de gases do efeito estufa, considerados causadores do aquecimento global; adaptação; pesquisa e desenvolvimento; e divulgação e capacitação. A comissão encarregada de detalhar o plano tem 15 ministérios, sob coordenação da Casa Civil.

Mais informações sobre o Plano Nacional sobre Mudanças do Clima aqui.
http://http://www.mma.gov.br/sitio/index.php?ido=conteudo.monta&idEstrutura=96&idConteudo=7929

Aldem Bourscheit (Retirado da série Vozes do Clima)Programa Fantástico!

http://especiais.fantastico.globo.com/vozesdoclima/

Nenhum comentário:

Postar um comentário